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COMO FAZER UMA REDAÇÃO SEM NUNCA TER FEITO UMA ANTES | DESCOMPLICA

Oi, meus amores,
eu sou professora Carol de Redação, eu estou aqui para conversar com você
sobre mais um tema super quente para você dar um show no ENEM. Está chegando, né? Então, “bora”! Bom, eu fui escalada
para compor o time da redação, vamos conversar hoje sobre como fazer
uma redação sem nunca ter feito uma antes. Tenso, um momento tenso,
você deveria ter feito, mas eu não vou aqui bancar a tia chata. Devia ter feito não fez,
a gente vai dar um jeito. Sabe aquela música que
seu amigo te mandou? Que você falou: “Ai, depois eu escuto.” Você nunca mais ouviu,
depois ela começou a bombar nas rádios e você falou: “Nossa, olha! Podia ter pegado esse bonde antes.”
Tudo bem passou, vamos respirar e vamos conseguir… vamos dar um jeito de com as ferramentas
que temos aqui construir uma boa redação. Vamos conversar sobre estrutura,
vamos conversar sobre conteúdo, então para você conseguir
construir o seu texto com aquele gostinho de bis, combinado? Eu não fui a única convidada
para esse festival de conteúdo, tem muita gente arrasando
aqui nesse palco, tem Luana te ajudando
com dicas de Matemática, Vilaça e Alan te ajudando
a interpretar gráficos, Valade quebrando tudo! Lara afinadíssima na prova
de humanidades, Mas chega de falar essa galera,
é hora do meu show. É óbvio que você não quer perder nada, então, vai lá se inscreve
na página do Relashow, que o Descomplica preparou para você, independente da plataforma que você
está nos vendo, na descrição tem um link, corre para não perder nada. Bom, se você cometeu esse erro, quem sou eu,
quem é a professora Carol para te julgar. Acho que você deve ter os seus motivos para não ter construído nenhuma redação
até o presente momento, vai saber o que aconteceu, né? Foi por conta do trabalho,
foi porque você não estava tão assim e a ficha caiu agora que o Enem
pode ser uma oportunidade para você, então tudo bem, não vou entrar
nesse assunto para não me irritar, certo? Então vamos lá, vou te ajudar. Vou construir com vocês aqui
em quatro passos quais são as coisas mais essenciais para que você consiga
de fato construir uma redação, óbvio, gente, eu não vou prometer
que você vai tirar 1.000 com esses quatro passos, não vou, porque tem gente se preparando
desde o início do ano, mas eu te prometo
que você vai ficar tranquilo e vai poder respirar aliviado
com a sua nota, porque ela vai obedecer… você vai
conseguir obedecer essas competências e ela vai ser compatível aí
com a sua dedicação, então vamos lá? A partir de agora,
escreva, pegue aí um papelzinho, anote tudo e depois que esse vídeo acabar
que você se inscrever no Relashow, você vai construir sua primeira redação para que ela não seja só lá
do dia da prova, tá bom? Não vai perder tempo, então vamos lá. Quais são os quatro passos… Eu até me esforcei fazendo uma pegada,
presta atenção nisso. Professora artista, canto, danço, me apresento no festival
e ainda faço um desenho, pegadas. Quatro passos para mandar bem! Vamos lá? Estrutura básica, o que
eu quero dizer com estrutura básica? Aqui no Enem a gente precisa construir
uma dissertação argumentativa, é um gênero absolutamente fechado
e bem estruturado, tem três partes: Introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução você vai precisar
apresentar o tema, então, primeira coisa para conseguir apresentar
o tema, precisa ler essa coletânea, né? Destrinchar a frase tema e saber… você tem que ter certeza que você entendeu
o que que o INEP quer de você, sobre qual assunto ele quer
que você discuta. Você vai escolher uma forma
de apresentar este tema para que você possa explicitar,
declarar a sua tese. O que a tese? A tese é a sua opinião
propriamente dita o que você vai defender, em relação
a qual lado você vai argumentar. Então, vamos lá, supondo que a gente vai
ter que escrever sobre a questão do índio, não sei, sobre os desafios
da educação indígena no Brasil. Você vai precisar deixar declarado
na sua tese quais são os problemas que você enxerga, quais são os problemas que você vai
desenvolver na segunda etapa, não vou entrar muito no mérito
de ficar aqui falando sobre temas, quero que você entenda a estrutura, Ok? Então, para o desenvolvimento
você precisa de dois parágrafos. Parágrafo para o argumento um,
parágrafo para o argumento dois. Em alguma medida, no Enem, isso
tem muito a ver com a problematização. O problema um, no argumento um, o problema dois, no argumento dois. “Ai, pro, precisa obrigatoriamente
dividir em dois parágrafos?” Sim. Você esqueceu que você nunca fez
uma redação? Então não discute comigo,
brincadeira, “tô zoando”. A ideia é que você siga uma estrutura
absolutamente básica e ortodoxa que você não fuja muito
e não tente ficar bancando o “criativão” ali na hora de escrever a sua redação, vá pelo caminho do meio assim,
pelo caminho mais seguro, tá? Não tenta arranjar um atalho. Então, assim, fez a sua introdução,
apresentou o tema, declarou a tese, trouxe, explicou esses dois
problemas que você apontou, você tem uma última etapa muito importante
que é a proposta de intervenção. A conclusão no Enem tem um formato
específico que é a proposta de intervenção que eu vou te ajudar lá na quarta etapa. Então primeira etapa concluída,
você já sabe qual é a estrutura básica, agora, pensando nessa competência 2 e também…
fiz de propósito segundo passo… talvez, para você que não construiu
nenhuma redação durante o ano, a competência 2 seja
uma pedrinha no sapato, por quê? Ela dá conta do repertório,
de como rechear, de como discutir, de como construir de fato uma
problematização sobre o tema. Inclusive, falei sobre isso já, você tem um vídeo aí,
que você pode acessar e você vai ver como construir
um texto sem saber… sabendo pouco ou quase nada
sobre o tema, tá bom? Então o mais importante é que você entenda
que não tendo repertório, não tendo muito sobre o que falar, quem vai ser a sua melhor amiga?
Quem vai ser o amor de sua vida? A coletânea. Qual que é a ideia? Então já vou
até misturar aqui os dois passos. A coletânea é sua melhor amiga, certo? Porque ela fala especificamente
sobre aquele tema. E o repertório?
Agora falta pouco tempo para prova, que tipo de repertório você vai procurar? Repertório coringa. O que quer dizer que o repertório coringa? Até lembrei lá, nem lembro se é Batman,
acho que é Batman, não sei. Mas tem lá o coringa
com a cara toda esquisita. A ideia é que você consiga… Eu pensei
mais no coringa do baralho mesmo… que você consiga encaixar referências
um pouco mais abrangentes e genéricas, cuidado com essa informação, por exemplo, o Enem sempre pede
uma proposta de intervenção, você vai precisar solucionar o problema, logo, possivelmente,
ele traga uma questão sobre educação, possibilidades de educar,
de conscientizar o público… os brasileiros sobre determinada questão. Então, vale a pena, por exemplo,
investir em repertórios sobre educação, conhecer alguns projetos de educação,
conhecer alguns pensadores, pessoas que foram relevantes
para o Brasil em relação à educação. Componentes, por exemplo,
economia, falar sobre e pesquisar sobre algumas teorias econômicas, porque isso
também pode aparecer como uma questão, pesquisar um pouco sobre história,
sobre alguns sociólogos, sobre algumas teorias
de organização de Estado, por quê? Este é o tipo de repertório
que com certeza você vai precisar, seja para desenvolver o tema, seja para construir a proposta
de intervenção, que é o nosso quarto e último passo. Faz sentido? Espero que tudo
que eu tenha falado aqui, você tenha conseguido anotar, óbvio, depois para refletir,
vai pensar um pouquinho mais e vai ver um dia você vai precisar
trabalhar um pouco mais nesses poucos dias que faltam para o Enem. Então tá bom. Para falar de proposta de intervenção, que a conclusão,
que é a nossa a última parte do texto, você precisa saber também
sobre uma estruturinha básica. A proposta de intervenção ela não
pode ser feita assim da sua cabeça. “Ah, vou falar aqui que eu quero…”
Não! Você precisa construir uma proposta
de intervenção real, aplicável, concreta. Cuidado para não cair,
que muitas vezes acontece quando você nunca construiu
uma redação nesse modelo, acontece de você cair naquela coisa:
“Precisamos conscientizar a população para construir um mundo melhor.” Você vai tirar um zero,
um zero bem redondo na competência número 5, por quê? A competência número 5 pede de você, requer que você construa uma proposta
de intervenção bem estruturada. Que estrutura de texto é essa? Você precisa construir uma conclusão
que contemple um projeto. “Ai, pode ser um? Pode ser dois?” Você precisa resolver os problemas
que você apontou, ok? Então talvez precisem ser dois projetos, mas só um deles vai precisar ser
bem desenvolvido dessa maneira. Então você precisa responder um “o quê”.
O que que você sugere? Você sugere que entre
no currículo das escolas a história da população indígena, de como foi todo esse processo de… colonização em relação a eles no Brasil,
por exemplo, estou aqui viajando. A ideia é que você entenda que precisa ser
algo muito direto e palpável, não pode ser simplesmente conscientização, precisa ser algo pontual. Depois disso, você precisa me dizer
“quem” é o responsável para dar corpo a isso,
para que realize isso. Cuidado para não ficar muito genérico, também tem vídeo aqui
falando sobre os gomifes, óbvio que agora você vai falar:
“Gomifes, o que essa louca está falando?” Mas tem vídeo aí te explicando
o que que são os gomifes. A ideia é que você consiga falar
quem que vai ser responsável, então é um Ministério,
são os componentes… são áreas do Governo Municipal, Federal, como que você pretende
construir esse projeto. E por fim, você precisa me dar dados
de implementação, ou seja, como aquilo vai ser estruturado. Esse “como” é a parte mais difícil,
por quê? Se eu chego e falo assim:
Devem incluir no currículo tal coisa. Legal, por que que não fizeram
isso até hoje? É isso que o Enem quer de você,
é esse nível de maturidade, que você consiga perceber
o quanto é complexo dar conta ali da governabilidade
de um país, da resolução dos problemas, então, por exemplo,
tem que construir mais escolas, legal, porque será que não
construíram mais escola? Será que nem um gênio teve essa ideia? Óbvio que teve, o lance é
como que você consegue implementar. Claramente não estou… não acho que o Inep espere isso de você, que você construa um mega-ultra projeto que resolva todos
os problemas do mundo. A ideia é que você consiga minimizar,
melhorar, atenuar, uma questão social, uma problematização
que você construiu ali ao longo do texto. Certo? Espero ter ajudado
com esses quatro passos, com essas quatro dicas aí, tá bom? E compondo a redação desse jeito claro que você vai arrasar,
vai dar um show nessa redação. Você não vai perder nada, vai se inscreve
logo na página do Relashow do Descomplica, tem um monte de conteúdo
de graça para você, tá? Então, por favor, faça parte desse time, eu quero você ali na plateia vibrando
com a gente. O show principal acontece
dia 2 de novembro, dia 9, nós também temos outro show, claro que você estará lá no Gargarejo. Então, eu te espero, independente
da plataforma que você está YouTube, Instagram, Facebook,
tem o link, corre e se inscreve. Um beijo e até a próxima! Espero que outros shows logo eles
apareçam, eu gosto desse lance de artista. Tá bom? Beijo, tchau! Vou precisar tossir. Desculpa, editor.

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